Busca no site:

Bíblia Online:

Artigos

Salmo 100, UMA VIDA DE CELEBRAÇÃO!



“ Celebrai com Júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra.” S
almo 100:1
 
O Salmo 100, um salmo anônimo, é um convite à Adoração. Um Salmo simples, mas com uma mensagem poderosa!

A palavra CELEBRAR significa comemorar, festejar, publicar com louvor e exaltar. Júbilo significa ter grande alegria ou contentamento; regozijo, o contrário de Tristeza e ACLAMAR vem de aplaudir ou aprovar com brados, saudar; proclamar; reconhecer; exclamar em aprovação.

Precisamos entender que quando nós temos o Espírito Santo em nosso interior Ele está nos convidando 24h por dia a Celebrar, Adorar, se Alegrar com muito louvor. Ele quer nos inspirar em um novo cântico, em brados de vitória, quer que publiquemos este louvor, exaltemos, oremos, reconheçamos Sua presença.

Vemos isto no Salmo 95:1,2  “VINDE, cantemos ao Senhor; jubilemos à rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos.”
“...todos os moradores da terra.” Salmo 100:1b
 
O desejo de Deus é que todos os habitantes da terra o louvem. Ele quer o louvor dos haitianos, dos indianos, dos africanos, dos chineses, dos americanos, dos brasileiros, dos caçapavenses, da sua família, da sua casa, da sua vida. Deus criou homem para ter com ele um relacionamento de Celebração, de Louvor, de Gratidão, de Aliança.

Deus designou um anjo chamado Lúcifer para reger esta Celebração, mas subiu ao seu coração um sentimento de orgulho, de querer ser Deus, de querer louvar a si próprio (Isaías 14). Temos um exemplo disso em nossa nação, pois ele possui uma festa para ele, que se chama Carnaval: a Festa da Carne, onde as pessoas celebram, aclamam, exaltam com júbilo a Satanás. Festejam o pecado, o orgulho, a promiscuidade e muitas outras coisas que estão implícitas. Mas nós sabemos qual o final disso e já está decretada a destruição, no lago de fogo, a condenação eterna, mas o que ele deseja é levar muitos com ele. Por isso o Espírito Santo clama em nosso interior: Celebrai com Júbilo ao Senhor todos os moradores da terra.

”Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres” Salmo 100:2
 
Sirva ao Senhor com alegria, preste culto ao Senhor com alegria, trabalhe para o Senhor com alegria, viva para o Senhor com alegria, obedeça ao Senhor com alegria, deixe o Senhor dirigir sua vida com alegria. Entrem em sua presença com cânticos alegres. Alegria, alegria, alegria...

Veja o que a Bíblia diz sobre a Alegria:
·         Salmo 30:5 “O choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã.”
·         Salmo 30:11 “Tornaste o meu pranto em festa; desataste o meu pano de saco e me cingiste de alegria.”
·         Salmo 43: 4 “Então irei ao altar de Deus, a Deus que é minha grande alegria...”
·         Salmo 45:7 “...o teu Deus te ungiu com óleo de alegria...”
·         Neemias 8:10 “...portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.”

ALEGRIA significa contentamento, júbilo, prazer, regozijo. Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres. No dia da angústia se te mostrares frouxo, abatido, a tua força será pequena.

“Reconheçam que o Senhor é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dEle, somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” Salmo 100:3
 
O verbo em hebraico para “reconhecer” significa exatamente conhecer, mas principalmente por meio de experiência pessoal: “ Eu sei, eu conheço que o meu Senhor é Deus.”
 
“Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz.” Salmo 95: 7
 
Não resista a vontade de Deus. Muitas vezes nos tornamos tão obstinados em nossos próprios caminhos e propósitos que nos tornamos cegos, surdos e perdemos a visão. Quando tentamos controlar nossas vidas, não entregando-a  ao Bom Pastor, quando vêm as dificuldades perdemos a esperança.

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas...
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.” João 10:  11, 14

As ovelhas conhecem Sua voz, deixam-se ser conduzidas pelo Bom Pastor, são protegidas e alimentadas por Ele que dá a sua vida por elas.

“Entrem por suas portas com ações de graça e bendigam o Seu nome” Salmo 100:4
 
 - Salmo 84:2 “A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.”
 - Salmo 84:10 “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que em outras partes mil.”
 
A palavra LOUVOR vem de Ações de Graça e o verbo em hebraico tem o sentido de levantar a voz em louvor (e até confessar pecado).

O amor deve ser expresso em gratidão. Paulo diz: “Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus”. A linguagem deste mundo é a murmuração, porém a gratidão é fruto dos lábios e corações que conhecem a Deus.

ALELUIA do hebraico (hallelu – louvor e yah de Yahweh – louvor a Deus) era um som de louvor que aparece como “Bendiga” nos Salmos. Quando não temos palavras para agradecer, para louvar, para adorar, abramos nossa boca para dizer: ALELUIA!

“Pois o Senhor é Bom, e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações”Salmo 100: 5
 
Viva uma vida de CELEBRAÇÃO a Deus e adore-o pelo que Ele é:
BOM – MISERICORDIOSO – FIEL – DEUS DE ALIANÇA – BENIGNO – JUSTO – SANTO – PURO – GRANDE...
ALELUIA!!!!!!


Compartilhe:
® Copyright CIEB 2013. Todos os direitos reservados